O que vão descobrir no nosso blog...

Intenções, pretensões, ideias a fervilhar... mas o que vão descobrir nas nossas partilhas será sempre uma surpresa!

Só desejamos que dele retirem o melhor de nós, o melhor de cada um de vós!

Sejam todos Bem-vindos!

sexta-feira, 30 de abril de 2021

Centro Lúdico de Santa Marta

 No próximo dia 2 de Maio comemoramos um dos dias mais importantes do ano, o DIA DA MÃE.

 

Quando, aqui no Centro Lúdico de Santa Marta, perguntámos às nossas crianças o que mais gostam de fazer com a mãe, as respostas foram variadas:

- Gosto de cozinhar;

- Gosto de passear;

- Gosto de ajudar a mãe a arrumar a casa;

- Gosto de brincar;

- Gosto de andar de bicicleta.

 

 Assim, aqui ficam as ideias e sentimentos das nossas crianças para celebrarem com muita alegria o vosso dia

 

O DIA DA MÃE

Ainda deixamos uma linda história que podem ler com os vossos filhos.

 

 

Como sempre abracinhos e beijinhos repenicados aos nossos meninos, mas desta vez um abraço muito especial às nossas     SUPER MÃES

 

 Susana

Isabel

Elizabete

Dina

 

sexta-feira, 26 de março de 2021

Psicopedagogia

O Medo


 

 
Voltámos ao medo porque ele nunca nos deixou.  
 
Tentámos esquecê-lo, dentro de casa, com a nossa família, mas ele acaba sempre a voltar.
 
Este vírus desconhecido, porque não se vê, não se sabe onde está, não o controlamos, dá-nos um sentimento de impotência que nos torna inseguros, frágeis, receosos e sem darmos conta, através de gestos, expressões faciais, movimentos do corpo, demonstramos e transmitimos ao outro a ansiedade e o medo que nos invadiu.
 
Com as crianças, que são especialistas em captar e absorver sensações e emoções, exprimidas em gestos, por muito que possamos repetir que "Vai ficar tudo bem", a mensagem que passa é dúbia, promovendo insegurança e medo nas crianças.
 
Só conseguiremos transmitir confiança e ajudar as crianças, a ultrapassar os seus medos, se aprendermos antes a assumir os nossos e a lidar com eles.
 
Nas crianças os medos funcionam também como etapas de desenvolvimento, ao ultrapassar cada etapa, elas vão reforçando a sua autonomia e estrutura emocional.
 
São chamados os medos infantis e estão relacionados com situações que a criança sente, que não controla e que vão variando com a idade.
 
Entre os 2 e os 6 anos os medos mais comuns são o medo do escuro, o medo de monstros e de fantasmas, o medo de "ladrões" e de "maus" e o medo de perda/separação.
 
Entre os 6 e os 11 anos, surgem os medos de catástrofes naturais, de guerras, de doenças e epidemias, bem como o medo da exposição ao outro (ex.: falar em público).
 
Devemos estar alerta para os sinais que as crianças nos dão (fazer chichi na cama, pesadelos, insónias, dor de barriga, ansiedade, irritabilidade, etc.) pois elas nem sempre falam abertamente do que estão a sentir, mas o comportamento não-verbal pode nos revelar muita coisa.
 
Desvalorizar, minimizar ou ignorar a situação não ajuda a resolvê-la. Mas também empolá-la, torná-la o centro de uma conversa ou dramatizá-la vai dificultar a resolução do problema.
 
É fundamental o equilíbrio. Ajudar as crianças a vencer e a controlar o medo e, acima de tudo, a não ter medo de ter medo; ensinemos-lhes que a melhor maneira de o ultrapassar não é evitá-lo, mas sim enfrentá-lo e contrariá-lo.
 
É importante proporcionar às crianças experiências de confronto com as situações geradoras de medo, ensinando-lhes "truques" que as façam sentir-se tranquilas (respirar fundo e pausadamente, descontrair os músculos fazendo exercícios de relaxamento, afugentar pensamentos "maus", substituindo-os por outros agradáveis) e simultaneamente oferecer-lhes o nosso apoio físico (abraço, dar a mão, afagar a cabeça) e verbal ("estás a conseguir", "estou aqui contigo para te ajudar").
 
Cada vitória sobre o medo deve ser comemorada e valorizada. À medida que as crianças se tornam mais capazes e confiantes, deixemo-las lidar sozinhas, com autonomia e coragem, com os seus medos. Estaremos sempre por perto e vigilantes, mas não nos esqueçamos que a nossa função é dar as ferramentas para serem felizes e saudáveis.
 
É na tranquilidade que a maior tempestade perde a força.
 
Cuidem-se, Protejam-se, para melhor vencermos esta batalha.
 
Sofia Melo Marques

 

segunda-feira, 8 de março de 2021

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Creche Familiar

Olá Pequenitos e Pequenitas!

Para quem não teve oportunidade, convidamos a assistir à peça de teatro para bebés "De Cá Para Lá":


 
Agradecemos às Famílias as partilhas da atividade que sugerimos.


Ansiosas por voltarmos a estar juntos, em segurança!

Com carinho,
As Educadoras Vera e Gina, as Amas e as "Tias" da Sala de Apoio.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Centro Comunitário da Cucena

A Equipa do Centro Comunitário da Cucena, com o objetivo de reforçar e sensibilizar a população para as medidas de prevenção e contenção do COVID-19, fez um cartaz para ser distribuído pelo bairro da Cucena.

Procuramos, com esta mensagem, que a população siga as orientações da GDS e consciencializar acerca de todas as medidas, de forma a contribuir para o controlo e diminuição desta pandemia.








quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

Centro Lúdico da Cucena

 

A Equipa do Centro Lúdico da Cucena Agradece a colaboração dos Responsáveis Legais.


Vamos ficar todos bem!